domingo, 11 de outubro de 2009

Tipos de inovação

Conforme escreve Clayton Christensen, professor da Harvard Business School em seu livro “O dilema do inovador: quando novas tecnologias levam grandes empresas ao fracasso”, existem dois processos distintos que resultam dos esforços de inovação e criatividade empresarial: a evolução ou inovação sustentada e a evolução ou inovação pela ruptura.

A inovação sustentada.

Comum e amplamente utilizada pela maioria das empresas no mundo.
Entrega como resultado um produto ou serviço melhor, mais evoluído, algumas vezes por conta de um novo design, tecnologia, preço etc. Ou seja, é fruto, na maioria dos casos de:
• Uma pesquisa onde um grupo de clientes tenha apontado uma necessidade ou desejo que não esteja plenamente satisfeita.
• De uma tendência de mercado.
• Da criação ou aquisição de novas máquinas etc.

A inovação pela ruptura.

Na maioria das vezes apresenta, no primeiro momento, um produto pior em relação ao modo como o mercado faz sua avaliação. Porém, ao mesmo tempo surge uma séria de características que permitem que o produto seja utilizado de uma maneira diferente, com outros benefícios e que tenha inicialmente como alvo um novo e pequeno grupo de consumidores.

A evolução ou inovação pela ruptura apresenta algumas premissas básicas:
1 - Não basta monitorar a concorrência.
• A empresa ou produto que poderá ser seu principal concorrente amanhã, surgirá de onde você menos espera.
2 - Não basta conhecer profundamente o mercado.
• Antes de você adotar qualquer reação, os clientes poderão descartar rapidamente e de forma definitiva seus produtos.

Não importa se você investe em inovação; pesquisa; treinamento; monitora os limites do conhecimento do seu segmento e acompanha os avanços da tecnologia. A evolução pela ruptura, poderá destruir seu negócio e aniquilar sua empresa. E o que é pior, hoje ela é considerada pelos círculos técnicos mais confiáveis: “uma grande piada”.

Fique claro que estas afirmações não estão relacionadas à miopia diante do novo ou que tenham alguma coisa a ver com a má gestão, comuns a muitas empresas.

É justamente o contrário, o fracasso de muitos negócios poderá ocorrer justamente por utilizarem as melhores ferramentas de gestão do mundo.

Agir 100% certo pode vir a ser 100% errado!

Isto por que as melhores técnicas de gestão não permitem:
• Investir no desenvolvimento de produtos com baixo desempenho.
• Lançar produtos que prometam margens de lucro menores que a média do segmento.
• Focar de forma agressiva mercados pequenos.
• Ignorar as tendências do mercado.
• E nem tão pouco conceber a idéia de não ouvir os clientes, interpretar suas necessidades e desejos e entregar as melhores soluções possíveis.

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