sábado, 10 de outubro de 2009

Termos utilizados em Marketing Promocional

Abordagem
Ato realizado por um (a) demonstrador (a), geralmente acompanhado por um folheto ou amostra promocional.

Ampro
Associação de marketing promocional.

Auto Serviço
Sistema de vendas no qual o consumidor tem acesso direto ao produto.

Blister
Apresentação de um produto embalado entre um suporte de cartão e uma estrutura de plástico transparente, permitindo a visualização do mesmo (Produto Cartelado).

Briefing
Conjunto de dados ou informações que servem de base para: elaboração de campanhas promocionais ou de propaganda, confecção de peças em geral etc.

Chaminé
Exposição em uma gôndola que ocupa todo módulo de prateleiras com um único produto.

Cross sampling
Utilização de um produto ou canal de venda de um produto para distribuição de um outro de baixo giro, pouco conhecido ou em lançamento com a finalidade de gerar experimentação.

Degustação
Atividade promocional que visa gerar experimentação de um produto alimentício através da oferta de pequenas quantidades.

Facing
Quantidade de frentes de um produto.

Fee
Porcentagem ou valor para remuneração.

F.I.F.O. - “First in – First out”
É a técnica de expor na frente da gôndola o produto de fabricação mais antiga e atrás o de fabricação mais recente, esta prática é conhecida como Rodízio e também pela sigla P.E.P.S.-“Primeiro que entra, primeiro que sai”. Esta Técnica também é utilizada para área de estocagem de produto.

In-pack
Conjunto promocional em que o brinde é colocado dentro da embalagem do produto.

Ilha promocional
Exposição de produtos permitindo acesso por todos os lados

Layout
Exposição de idéias, peça promocional, planta de uma loja etc através de imagens impressas.

Logística reversa (promocional)
É o trabalho de retirada dos materiais promocionais dos pontos de vendas.
Em muitos casos a empresa ou profissional responsável pela logística reversa, fica também com a responsabilidade de destruir as peças, evitando o uso indevido e a exposição das marcas e imagens dos produtos indevidamente.

Market Share
É a participação de mercado de cada produto, marca, empresa etc.

On-pack
Conjunto promocional confeccionado com filme termo-encolhido.
Pode ser um “leve 3 pague 2” ou anexação de brinde etc.

Palet
Plataforma de madeira sobre a qual se empilha cargas com a finalidade de estocagem e agilizar o transporte.

Pantone
Catálogo internacional de referência de cores.

Patinha, jacaré ou empilhadeira
Máquinas para transporte e armazenagem de mercadorias.

Pilha promocional
Agrupamento de produtos em locais de grande circulação dentro do estabelecimento.

Planograma ou modular
É o desenho da gôndola. Nele consta a correta localização e o número de frentes dos produtos e categorias de produtos.

Ponta de Gôndola
Espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas e muito utilizado para promover e aumentar o giro dos produtos.

Portfólio
É o mix de produtos e / ou serviços de uma empresa.

Popai Brasil
Associação Brasileira de merchandising no PDV.

Sampling (Amostra Grátis)
Versão do produto em quantidade reduzida distribuída gratuitamente aos consumidores para motivar a experimentação.

Sell in
São ações que promovem a venda da indústria para o varejo ou intermediários.

Sell out
São ações que promovem a venda do varejo para o consumidor final.

Shelf Life
Tempo de vida útil de um produto.

Shrink
Processo de empacotamento através de filme transparente com finalidade de agrupamento ou proteção.

Splash
Forma gráfica de destaque para vantagens ou características dos produtos ou serviços.

Stand
Espaço construído especialmente para receber clientes e expor produtos em feiras, congressos e eventos afins.

StoryBoard
Descrição ilustrada cena a cena do roteiro de filmagem de uma peça publicitária, de uma ação promocional etc.

Take One
Expositor de mesa ou balcão para folhetos no qual o consumidor se serve.

Teaser
Chamada utilizada para despertar a curiosidade do público em geral, antecedendo uma campanha de comunicação ou promocional.

Testeira
Estrutura colocada no alto do display ou gôndola, contendo algum elemento que identifica o produto de forma mais agressiva.

Vacuum Forming
Processo que permite obter objetos na forma desejada a partir de termoplástico pré-aquecidos e moldados através de vácuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário