domingo, 11 de outubro de 2009

O poder das Normas

Vivemos em um mundo totalmente dominado por normas e aqueles que não as aceitam são tidos como pessoas anormais.
As normas, as leis, são convenções fundamentais para o mundo evoluir de forma organizada e consistente.
O problema é que estabelecemos a norma com base em uma razão que faz sentido. O tempo passa, as coisas mudam e a razão que originalmente levou à geração dessa norma, pode não mais existir, porém, como a norma ainda continua em vigência, continuamos a segui-la.

VON OECH, Roger em seu livro Um Toque na Cuca (1983, p.62), exemplifica bem este caso quando cita como surgiu a configuração QWERT dos teclados. Criada em 1870 para evitar que as hastes das letras das primeiras máquinas de escrever se prendessem. Colocadas com esta configuração as letras mais utilizadas ficam de lados opostos. O tempo passou, veio o computador, adotando a mesma configuração nos teclados, mesmo existindo outras que proporcionariam maior agilidade aos digitadores.

A propósito: Porque continuamos usando relógios de pulso? Estes relógios começaram a existir para que pudéssemos saber a hora exata em qualquer lugar que estivéssemos. Porém, hoje temos relógios no celular, no computador, microondas, no DVD, no equipamento de som, no painel do carro, ou seja, em todo lugar que possamos imaginar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário