sábado, 10 de outubro de 2009

Propaganda ou Promoção. Para que lado o vento sopra?

O mercado de comunicação vem mudando de forma radical, rápida e definitiva.

Verbas limitadas, principalmente fora do eixo Rio / São Paulo obrigam as agências de propaganda a fazer de tudo um pouco, ou pelo menos se propor a fazer, para não correr o risco de perder parte das verbas.

Paralelo a este cenário, as novas regras para veiculação das mídias externas, vem tornando cada vez mais limitado o desempenho das empresas de sinalização e impressão de grandes formatos, uma vez que muitas prefeituras no Brasil, tornaram rígidas as regras para liberação de back light, front light, fachadas de lojas, outdoor etc.

Desnecessário lembrar que muitos empresários que estão neste mercado não conheciam quase nada de marketing, e investiram em máquinas de impressão de banner, placa etc. motivados pelas margens de lucro elevadas e pelo grande volume da demanda, percebidos no início da atividade, hoje o que vemos é um cenário bem diferente: preços muito próximos ao custo, grande competição a ponto do mercado, ser considerado “prostituído”, pela grande facilidade para aquisição de máquinas, o que vem fazendo com que muitas empresas saiam do mercado com prejuízo.

Não bastando isso, nos últimos anos vem ocorrendo uma forte transformação nas lojas de varejo. Redes como Wal Mart, Carrefour, CBD (Extra, Pão de Açúcar e Comprebem), forçaram a profissionalização de várias redes locais como Extrabom (PE), Nordestão (RN), G Barbosa (SE e AL). E grandes investimentos feitos nos pontos de vendas por multinacionais como Nestlé, Unilever, Sadia e outros, despertaram nas indústrias regionais o desafio de defender seus mercados, mesmo porque, além do rápido poder de reação, conhecem suas regiões como ninguém.

Isso tudo nos leva a concluir que o surgimento de agências e/ou departamentos de marketing promocional dentro das agências de propaganda e o desenvolvimento de fornecedores / fabricantes de novos materiais promocionais, está apenas começando.

O mercado publicitário vai diminuir? Creio que não! O mercado promocional é que irá crescer bastante. O desafio é encontrar e alocar nesta área, profissionais que conheçam profundamente as características do varejo, do merchandising e da promoção de vendas, e não apenas tenham entrado em uma loja para fazer compras hoje, e amanhã estejam criando ações e peças promocionais que prometam um crescimento “espetacular” das vendas por impulso.

Giovanni Leal

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