domingo, 11 de outubro de 2009

O desafio de reaprender a ensinar

Dentre tantas transformações que o mundo vem passando, uma das mais importantes é a que vive o ensino acadêmico.
Estamos passando da era:
· Educar como sendo transferência de conhecimentos, onde o papel do educando era aprender o que o professor ensinava, do jeito que ele ensinava e para um fim que nem sempre empatava com o seu ideal. E onde os educadores simplesmente colocam em segundo plano a individualidade, os sonhos, a criatividade e os desejos dos seus alunos.
· Para a era em que ensinar é despertar a sabedoria através do prazer, onde existe a consciência de que ninguém aprende nada que não queira aprender, e que todos são capazes de aprender qualquer coisa, se encontrarem prazer em fazê-lo. Porque ninguém se dedica ao desprazer!

Como apresenta A TEIXEIRA, Elson. No livro Aprendizagem e Criatividade Emocional (1998, p. 9), os bons programas educacionais nas escolas, faculdades e empresas contemplam seis princípios fundamentais:
1. Uma melhor “condição” para o aprendizado;
2. Uma metodologia didática que envolva todos os sentidos e que seja relaxante e divertida;
3. Liberdade de expressão e estímulo ao pensamento criativo;
4. Ferramentas didáticas variadas;
5. Tempo para a prática dos ensinamentos;
6. Períodos regulares para ensaio e revisão do conteúdo.
Onde o aprendiz, em um ambiente envolvente, alegre, colorido e se possível musical, absorva o conteúdo pela ação e experiência prática, usando o tato, o olfato, a visão e a audição.

O objetivo do aprendizado é o desenvolvimento da inteligência racional e emocional, pois só o equilíbrio entre estas duas proporcionará o desenvolvimento da inteligência.

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